As crianças do Pré-escolar, foram um público, para surpresa de todos, bastante atento e receptivo! Quanto às do 1º ciclo, demonstraram saber muito bem a diferença entre o escritor e o ilustrador! Além disso, vinham munidas de perguntas que ansiavam por ver respondidas!
A forma entusiástica como as crianças viveram cada uma das sessões deveu-se à preparação deste dia e à forma como o autor abordou as vertentes indissociáveis de uma obra de literatura infantil: a história e a sua ilustração. Foram igualmente explicadas técnicas utilizadas em alguns dos seus livros, no que diz respeito à sua ilustração e exibidas algumas ilustrações originais.
Foram descritos episódios reais que deram origem a algumas histórias, como por exemplo “Um dragão na banheira”. Neste caso, o autor inspirou-se numa situação em que a sua filha, na altura com dois anos e meio, sentiu medo do barulho que a torneira da banheira fazia na altura em que tomava banho, imaginando que de lá iria sair um dragão.
Houve um momento bastante engraçado em que o autor pedia à assistência para fechar os olhos e imaginar um animal. No final, o autor/ilustrador ia desenhando os elementos de vários animais, de acordo com os animais sugeridos pelas crianças, de tal modo que o produto final era uma figura original.
A obra deste autor foi previamente divulgada junto das crianças, tendo muitas delas adquirido livros da colecção “Pipim” e “Anedotas Ilustradas”, as quais foram, no final de cada sessão, autografadas.
Aqui fica um poema escrito por Filipe Vieira, aluno do 4º ano da EB 1 de Pinhão:
José Saraiva é ilustrador
Ele veio a Pindelo
Também é escritor
E nós fomos vê-lo.
Ele mostrou coisas
Que lhe saíram do coração
Ele tem muitos livros
E muita imaginação.
Durante o encontro
Pensamos com imaginação
Quando fechamos os olhos
Ficamos em reflexão.
Ele pensou num animal,
Que era um pinguim
E fez uma personagem,
Com o nome de “Pipim”.
Sem comentários:
Enviar um comentário